Novo Hamburgo  •  Rio Grande do Sul  •  Brasil  •  25/04/2024

Português-BREspañolEnglish
Inicial

Novo Hamburgo é uma cidade brasileira do estado do Rio Grande do Sul. Está situada no Vale do Rio do Sinos, a 40 Km da capital do estado, Porto Alegre.

Os primeiros assentamentos de Novo Hamburgo datam do século XVIII, quando os imigrantes açorianos se instalaram na parte noroeste da cidade no atual bairro Rincão dos Ilhéus, ou simplesmente Rincão. Em 1824, imigrantes alemães começaram a chegar na colônia de São Leopoldo, em seguida, o desenvolvimento de uma sociedade próspera rural na região do Vale do Rio do Sinos. Pouco depois iniciaram núcleos urbanos nas colônias, e um deles foi localizado na área de Hamburger Berg, que marcou a origem da cidade de Novo Hamburgo.

A economia de Novo Hamburgo nasceu e desenvolveu com a indústria do calçado. Foi uma fase muito rápida, persistente e organizada, sendo reconhecida como a Capital Nacional do Calçado. Por causa disso, surgiu o chamado setor coureiro-calçadista formado por curtumes, indústrias químicas, componentes para calçados, indústria metalúrgica e componentes eletrônicos. Aparecendo ainda o setor de plástico e o metal-mecânico que começam a fazer parte na economia do município.

Hoje Novo Hamburgo inicia a desfrutar uma nova fase de diversificação industrial. Com a instalação de novas indústrias, facilitando sua implantação e abrindo a porta para novas atividades. O município já inclui indústrias de farmácia, vestuário, cosméticos, móveis, eletrodomésticos, gráficas de última geração, informática, química, construção civil, carrocerias, alimentos, entre outras.

A Feira Internacional de Calçados e Artefatos de Couro é considerada uma das importantes feiras do setor calçadista em Novo Hamburgo. Se realiza anualmente desde 1963 e, além de divulgar a cidade internacionalmente, esta promovendo o potencial de nossa indústria calçadista na região dos Vale dos Sinos. O parque de exposições da feira tem oito pavilhões climatizados, construídos numa área de 25 000 metros quadrados com salão de convenções e palestras, lancherias, hotel, além de restaurante panorâmico.

Capital Nacional do Calçado
O setor coureiro-calçadista continua sendo de grande importância para economia e o desenvolvimento local. Prova disso é que Novo Hamburgo participa das principais feiras do setor e sedia exposições que são referência na área. Destaque especial para a FENAC (Feira Internacional do Calçado) e FIMEC (Feira Internacional de Máquinas para Curtumes, Couros, Componentes para Calçados e Acessórios). Os eventos antecipam tendências, atraindo consumidores, lojistas, importadores e profissionais da área. Desta forma, Novo Hamburgo está consolidado não apenas como pólo produtor, mas também como um centro de desenvolvimento tecnológico e informação para o setor. Os estandes do Município também marcam presença em outras feiras, como a Couromoda e Francal.

Novo Hamburgo - Capital Nacional do Calçado

Associada a

AbrameqBy Brasil

Financiamentos

Cartão BNDESFiname BNDESPROGER